Páginas

3.6.10

Substituição (troca) da unidade ótica de CD/DVD players

Após alguns anos da revolução do CD, substituindo as antigas fitas cassete (que muitos de nossos leitores nem imaginam o que sejam) e um pouco mais recentemente a revolução do DVD (substituindo as antigas fitas VHS, também pouco conhecida dos leitores mais jovens), o que se vê são CD players e DVD players que parecem que possuem uma vida útil bem curta, ou seja, após algum tempo de utilização, os aparelhos simplesmente não conseguem mais ler nossos CDs ou DVDs, ou ainda no caso dos DVD players, lêem apenas CDs e não conseguem ler DVDs, ou ainda, conseguem ler apenas DVDs originais. O momento em que isso acontecerá, dependerá da frequência de utilização do equipamento e do tipo de mídia (qualidade e tipo de CD ou DVD) que utilizamos no mesmo, mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde o aparelho apresentará esse problema.




figura 1



Os players atuais foram projetados para “ler” e reproduzir qualquer tipo de mídia, seja ela uma mídia gravada industrialmente ou de forma amadora, como é o caso das cópias que realizamos em casa. A unidade ótica (figura 1), é o componente responsável por realizar a leitura dos dados que estão no CD ou DVD, essa leitura é feita basicamente da seguinte forma: um diodo laser emite um feixe laser que reflete no CD ou DVD e volta a um foto diodo onde é realizada a leitura dos dados da mídia (figura 2).



figura 2



A solução adota pela indústria para que a unidade ótica possa ler qualquer tipo de mídia, é uma solução que muitos de nossos leitores já conhecem, trata-se de um controle automático de ganho, ou seja, a unidade ótica tenta realizar a leitura dos dados, caso a mídia não seja de boa qualidade ou esteja com arranhões ou sujeira, e não consiga refletir adequadamente o feixe laser, então o sinal (laser) será aumentado até que o fotodiodo consiga receber a informação corretamente, todo esse processo é natural e esperado, no entanto ele diminui muito a vida útil da unidade ótica, tendo em vista a mesma trabalhar com tensões, correntes e potências mais elevadas. Por isso, o ditado popular diz que mídias que não são originais “estragam” os players. Na verdade, estas midias não estragam os players, elas apenas diminuem a vida útil do mesmos.



Esta, foi uma sucinta introdução a respeito do funcionamento das unidades óticas.



O que se percebe então, é que, quando um equipamento começa a não ler mais algum determinado tipo de mídia, na grande maioria das vezes, o problema está na unidade ótica, e veremos agora que é muito simples a sua substituição.



Antes de iniciar a substituição propriamente dita, é bom termos em mente que as unidades óticas são componentes extremamente sensíveis e que podem se danificar facilmente, por isso alguns cuidados devem ser tomados durante seu manuseio como por exemplo usar pulseiras antiestática aterradas se possível. Você percebera que as unidades óticas são vendidas com um lacre de proteção antiestática (um pingo de solda em um ponto do circuito que aterra os diodos para evitar queima por energia estática) (figura 3).


figura 3



Esse pingo de solda só deve ser retirado (com ferro de solda e sugador) após a unidade ótica estar devidamente conectada ao circuito, e se por algum motivo a unidade tenha que ser retirada do circuito ou manuseada, deve-se colocar novamente um pingo de solda no local indicado. Uma boa prática para retirar ou colocar esse pingo de solda é utilizar uma estação de solda aterrada como a da figura 4, caso seja utilizado um ferro de solda comum (figura 5), você deve aquecê-lo o suficiente, desligá-lo da rede de energia elétrica e executar a solda, assim você evitará a queima da unidade ótica por fuga de tensão proveniente da rede.



figura 4



figura 5



A substituição da unidade ótica é um procedimento relativamente simples, você deverá retirar do aparelho em manutenção, todo o mecanismo de reprodução de midias, como os exemplos mostrado nas figuras 6 e 7 (para isso basta você abrir o aparelho, retirar os parafusos que prendem o mecanismo ao chassi e desconectar os fios que fazem a conexão com a placa principal), e levá-lo em uma loja de componentes eletrônicos, como as que existem na região da rua Santa Efigênia, na cidade de São Paulo.



figura 6



figura 7

A vantagem de você levar o mecanismo completo é que você também poderá adquiri-lo completo, porém, como o que você deve substitui é apenas a unidade ótica, então, você poderá adquirir o mecanismo completo (com bandeja de CD/DVD), apenas o mecanismo de leitura (com unidade ótica e motor) ou ainda, apenas a unidade ótica. Caso encontre os mecanismos completos, opte por comprá-los dessa forma, a diferença de custo não é grande e você terá todas as partes envolvidas na execução de mídias renovadas, porém caso você encontre mecanismos diferentes mas com a mesma unidade ótica, não haverá problema, basta desmontar o mecanismo e substituir apenas a unidade ótica, e ainda, haverá o caso de você encontrar apenas a unidade ótica, caso em que você também apenas substituirá a unidade defeituosa. Acompanhe as figuras 8, 9, 10 e 11, para verificar como as unidade óticas podem se apresentar no mercado.



figura 8



figura 9



figura 10



figura 11

Vale lembrar que todas as unidades óticas possuem dois trimpots em seu corpo, esses trimpots servem para ajustar o ponto de funcionamento ideal de cada unidade, este ajuste é realizado na fábrica e de forma alguma deve ser alterado. Você pode aumentar a corrente sobre os diodos da unidade ótica agindo sobre esses trimpots, isso pode fazer com que uma unidade ótica que não lê CDs ou DVDs, volte a fazê-lo, no entanto é um procedimento que pode destruir a unidade ótica e só deve ser realizado como tentativa e último recurso, mesmo que o player volte a ler mídias, isso não durará muito tempo e logo você deverá substituir definitivamente a unidade ótica.



De posse da nova unidade ótica, ou ainda de um mecanismo completo, basta montá-lo no CD player ou DVD player da mesmo forma que o mecanismo defeituoso foi retirado, conectar novamente os fios de ligação a placa, retirar o pingo de solda de proteção e seu equipamento estará novo em folha.



Boa sorte a todos e até a próxima.